O que você procura ?
close
close
O que você procura ?
Produtos recomendados
É necessário preencher o campo de busca
O que você procura ?
close
close
O que você procura ?
Produtos recomendados
É necessário preencher o campo de busca

CLOSE no AVESSO! Um tour pelo avesso com a nossa costureira

CLOSE no AVESSO! Um tour pelo avesso com a nossa costureira

Essa semana eu convidei a Sheila, a nossa costureira, para fazer um tour pelo avesso e contar tim tim por tim tim como é feita a costura inglesa, o friso e a bainha limpa em nossa calça de alfaiataria. Eu, ela e a Mônica, a nossa modelista, sempre pensamos juntas nas costuras e acabamentos por aqui, para produzir uma peça que, além limpa, vai durar um bom tempo no teu guarda-roupa. Então, hoje a Sheila apresenta:

A Costura Inglesa

"Antes de ir para a máquina, é feita toda uma preparação da peça. Primeiro, a gente une a frente e as costas da peça pelo lado direito e alfineta. Essa pré montagem é uma etapa importante para a costura sair mais em ordem. Depois de feita a costura pelo lado direito, à 5 milímetros da margem do tecido, vem o refilamento. Refilar é limpar essa borda, cortando os fios que sobraram - ou aparar as "barbas", como a gente fala. Nesse processo é retirado mais ou menos 2,5 milímetros da margem do tecido. Aí, a gente vira a peça e costura pelo lado avesso com a mesma medida de 5 milímetros. Durante essa etapa, eu vou assentando a costura para que ela fique com os mesmos 5 milímentros desse lado também. É um trabalho todo manual feito com bastante carinho. O resultado é uma costura limpa, impecável".

O Friso

"A gente também tem a parte do friso, onde é feito um pesponto de 3 milímetros para dar um efeito de vinco no meio da calça. Ele é preparado antes de ir para a costura. Eu marco com ferro, alfineto e aí passo o pesponto com um tamanho de ponto bem delicado, de 2,5 milímetros, que é o que eu uso para um tecido de caimento leve como esse crepe de linho e viscose".


A Bainha Limpa

"Para fazer a bainha limpa, primeiro eu dobro 1 centímetro pra dentro. Aí eu refilo, fazendo a limpeza dos fios do tecido que sobraram na margem. Depois eu dobro mais 6 centímetros. Para a bainha ficar bem reta, eu marco com giz essa virada de 6 centímetros, passo com o ferro para marcar bem e ainda alfineto para não sair do lugar marcado! Aí vem a parte de voltar para a máquina e costurar. Para a costura ficar mais fluída na bainha, eu aumento o tamanho do ponto para 3,5 milímetros e solto um pouco a tensão da linha. Assim, a costura fica mais solta, mais leve, e não fica marcando a peça.


É todo um processo bastante manual, feito com muita atenção para ter uma riqueza de detalhes. E cada peça que é feita na Divina Comadre vai um carinho da gente. O de quem corta, da Mari que desenhou as peças, do processo de montagem... E vocês levam também um pedacinho meu, do meu carinho com vocês."


E quanto tempo leva todo o processo?

"Para costurar a calça de alfaiataria eu demoro mais ou menos umas 5 ou 6 horas porque eu faço toda a montagem, costuro, refilo também, coloco o viés, coloco o zíper... É todo um processo, não é uma produção em série."


Beijos, com amor e desejando um guarda-roupa cheio de peças bem feitas, Mari & Sheila

Peças feitas para DURAR



marcadores
  • calça de alfaiataria
  • alfaiataria
  • calça feminina
  • calça social
compartilhe
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.